Blog

thumbnail

Aumento da taxa de juros SELIC, pode conter a inflação nos preços de Máquinas e Equipamentos?

(Tempo de leitura estimado: 1 minuto e 45 segundos).

 

Na última reunião do COPOM (Conselho de política monetária), que aconteceu dia 17 de março de 2021, o conselho monetário optou em aumentar a Taxa Selic em 0,75% percentual, ou seja, subiu de 2,00% para 2,75% ao ano. 

Estes 0,75% ao ano podem parecer pouco, porém acompanhando os históricos das últimas reuniões (24 meses anteriores), onde as alterações chegavam a no máxim0 0,50% a.a, normalmente trazendo o índice para baixo, sugere que este aumento de 0,75% a.a em uma única reunião do COPOM, demonstra que o governo está preocupado e tentando conter a inflação.

Em tese o aumento da Taxa básica de juros SELIC, deve conter a inflação e o aumento de preços dos produtos, pois o próprio mercado compensa o aumento dos juros, mantendo, ou até diminuindo os preços, para manter seu fluxo de negócios.

MAS NO MERCADO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS?

No mercado de máquinas e equipamentos o aumento da taxa de juros pode funcionar para conter o aumento de PREÇOS sim, que está inflacionado devido a baixa disponibilidade de máquinas usadas e novas para venda.

Mas vai depender da indústria normalizar a entrega de equipamentos novos, o que vai impactar diretamente na renovação da frota nacional.

É simples, com mais equipamentos novos sendo entregues, aumentará a oferta de equipamentos usados para venda.

Aumentando a disponibilidade de equipamentos usados, e com taxas de juros mais altas, a tendência é que os preços normalizem, e até reduzam.

Na Indústria, existe o fator matéria prima que está faltando, mas este é um assunto mais profundo, pois depende da contenção da pandemia, do câmbio, e também da estabilidade econômica do País.

Nossa expectativa é, que os juros não aumentem muito, que o mercado volte a ter disponibilidade de equipamentos com a normalização da entrega dos novos e maior oferta de usados, e que a Pandemia seja contida o mais breve possível.

 

Será que é pedir demais?

 

Obrigado por sua leitura e por refletir conosco.

 

Texto de: Fernando Brasil Moraes,

Diretor Comercial Brasilfort.com.br

 

Gostou? Compartilhe, curta, e comente em nossa página do Facebook e Instagram.

 

  • Quer saber como fazer uma matéria sobre sua empresa e divulgar seus serviços conosco?
  • Canais de atendimento: Direct do nosso Instagram, ou em nossos Whats comerciais: 042-99133-9018 e 042-98812-6823.

 

 

galeria-0
galeria-1
galeria-2

Quero
Anunciar

Clique em "Quero Anunciar" e escolha agora, a melhor opção para você.