Blog

thumbnail

A ERA DOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS ESTÁ PRÓXIMA PARA AS MÁQUINAS PESADAS?

(Tempo de leitura estimado: 2 minutos e 45 segundos).

 

Uma nova era está chegando para as máquinas pesadas?

Quando pensamos em equipamentos de construção, escavadeiras, tratores de esteira, pá carregadeiras e etc, é inevitável lembrar do DIESEL.

Porém, como todos sabemos o petróleo é um recurso limitado, já a eletricidade pode ser gerada das mais diferentes formas possíveis.

 

 

 

Com a visão de competividade, inovação e economia, a alguns anos os fabricantes de máquinas vem desenvolvendo seus projetos híbridos e elétricos.

Vamos mostrar alguns exemplos abaixo:

 

Escavadeira HB205-1, o fabricante Komatsu, já disponibiliza para o mercado brasileiro sua escavadeira híbrida.

Combinando um motor de 4 cilindros e um capacitor que captura a energia cinética da desaceleração do giro, esta energia é convertida em eletricidade e vai para um motor gerador.

Este motor gerador por si, gera potência complementar para as bombas hidráulicas, fechando o ciclo de funcionalidade das Escavadeiras.

É um sistema já bem conhecido dos modos híbridos, denominado Sistema de Regeneração, prometendo economia de combustível que pode chegar a 25% a menos do que combustão a diesel.

 

Abaixo temos o Projeto ZEUS do Fabricante CASE.

Este sistema, destaca-se por ser 100% Elétrico. Utilizado nas conhecidas Retroescavadeiras 580, denominada série EV, ela foi oficialmente apresentada ao mundo na CONEXPO 2020 em Las Vegas-EUA.

Alimentada por uma bateria de íons de lítio de 480V e 90kwh, que pode ser carregada, através de qualquer conexão trifásica de 200 V. O Projeto Zeus tem as mesmas funções e potência que uma retroescavadeira a diesel. No entanto, por ser elétrico, o custo de operação da 580 EV é significativamente menor do que o modelo a diesel, segundo a Case. Embora suas aplicações variem, cada carga suporta a maioria das jornadas comuns de oito horas de trabalho.

 

O fabricante VOLVO, também acompanha a tendência, em sua Escavadeira EC300, que apresenta um sistema híbrido utilizando um sistema de regeneração que capta energia cinética dos movimentos hidráulicos.

 

A DEERE também apresenta seu sistema híbrido na Pá Carregadeira 944K:

Este sistema também utiliza a captura de energia cinética,  a convertendo em elétrica.

Sendo assim, capta a energia cinética de regeneração dos sistemas hidráulicos, convertendo em energia elétrica, e gerando potência para a tração da Pá Carregadeira.

Esse sistema promete economia superior a 20% em relação aos equipamentos 100% a diesel.

 

Não poderia faltar o fabricante CATERPILLAR, que também segue a tendência híbrida, utilizado os sistemas de regeneração, captando energia cinética dos movimentos hidráulicos e convertendo em elétrica, com a promessa de economia que pode chegar a 25% em relação aos equipamentos com combustão 100% a Diesel.

Os equipamentos escolhidos pela CAT, foram a Escavadeira 336 F XE:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trator de Esteiras D7:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregadeiras 966 M XE e 972 M XE:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão: O que percebemos é que em breve, estaremos com muitos equipamentos híbridos e elétricos aqui no Brasil, é uma tendência mundial, e que procura se antecipar a escassez do Diesel, buscando a melhor eficiência das máquinas pesadas, com menor ou até mesmo zero emissão de poluentes.

 

Obs: Nossa matéria tem o intuito informativo e de reflexão, qualquer informação técnica complementar procure a concessionária ou o fabricante específico.

 

Abraço e obrigado pela leitura.

 

Escrito por: Fernando Brasil Moraes, diretor comercial, da Brasilfort®.

 

Gostou do nosso Blog e quer saber como inserir uma matéria da sua empresa?

 

Entre em contato conosco através do direct do nosso Instagram:

https://www.instagram.com/brasilfort.com.br/

 

galeria-0
galeria-1
galeria-2
galeria-3
galeria-4
galeria-5
galeria-6
galeria-7
galeria-8
galeria-9
galeria-10
galeria-11
galeria-12
galeria-13
galeria-14

Quero
Anunciar

Clique em "Quero Anunciar" e escolha agora, a melhor opção para você.